Neste tutorial veremos como:
- Acessar o BI Diretores
- Comparar faturamento mês anterior
- Visualizar perfil de usuário
- Compreender gráficos do BI
Passo 1 - Ao acessar a sua conta de diretor no Cortecloud, é possível visualizar as informações do BI Geral, conforme mostra a tela abaixo:
Os campos de "Data início" e "Data Fim", permitem filtrar alguns dos gráficos por período. Nem todos os gráficos são sensíveis a estes filtros.
Passo 2 - No 1º quadrante é possível visualizar as seguintes informações:
- Faturamento total da central (contabilizando materiais e serviços) no mês anterior ao atual e a variação percentual em relação ao mês retrasado.
- Ticket médio: valor monetário de cada pedido (no mês passado), considerando apenas os serviços enviados para a produção, ou seja, vendas fechadas. Também é exibida a variação percentual em relação ao mês retrasado.
- Número de serviços enviados para a produção e a variação percentual em relação ao mês retrasado.
⚠️IMPORTANTE:⚠️ Este indicadores não são sensíveis aos filtros de data, portanto sempre exibirão o dados do mês anterior, comparando-os com o mês retrasado.
Passo 3 - No quadrante "Perfil dos usuários (que informaram)" temos a divisão por ocupação dos usuários que se conectaram à central de serviços através do Cortecloud. Passando o mouse sobre cada divisão do círculo, podemos ver a qual tipo de usuário a fatia pertence.
Passo 4 - Logo abaixo teremos vários Gráficos para visualização de dados importantes para o gerenciamento da central.
Gráfico 1 - No gráfico "Consumo geral da central", temos uma informação importante sobre o funil de vendas, onde:
- A linha azul demonstra o total de serviços criados pelos vendedores (serviços no balcão) e profissionais moveleiros (serviços remotos), ou seja, basta que o mesmo crie um novo serviço para que a linha azul aumente a sua contagem.
- A linha amarela demonstra quantos orçamentos foram criados. Após um serviço ser criado, o mesmo pode ou não ser orçado, se este for o caso, a linha amarela aumentará sua contagem.
- A linha verde informa quantos serviços foram enviados à produção no mês. Desta forma conseguimos visualmente analisar a proporção de orçamentos, para vendas realizadas.
Gráfico 2 - O quadrante de "Convites pendentes na central" é uma informação importante para ser monitorada, visto que se há convites pendentes, os mesmos devem ser acessados e visualizados pelo vendedor na aba Recursos > Cadastro de Clientes > Convites Recebidos.
Nas colunas do gráfico abaixo temos:
- Coluna vermelha: quantifica os convites recusados pelo vendedor na central, ou seja, que o profissional moveleiro enviou mas não foi aceito.
- Coluna azul escura: quantifica os convites expirados (enviados pelo profissional moveleiro e não aceitos ou recusados pelo vendedor na central após 30 dias).
- Coluna roxa: quantifica convites enviados por profissionais moveleiros à central e ainda não aceitos ou recusados.
- Coluna azul clara: quantifica os serviços realizados por profissionais moveleiros que ainda não foram aceitos como clientes na central.
Gráfico 3 - O quadrante "Serviços balcão vs remotos", demonstra a divisão da origem dos serviços, ou seja, de onde os mesmos são provenientes. Temos que:
- A coluna azul clara contabiliza o total de serviços feitos pelos vendedores no balcão da central no mês.
- A coluna azul escura contabiliza o total de serviços enviados remotamente pelos profissionais moveleiros no mês.
A somatória das 2 colunas (azul clara + azul escura) deverá coincidir com o número apresentado no gráfico "Consumo geral da central".
Gráfico 4 - No quadrante "Serviços por vendedor", podemos analisar a performance de cada vendedor individualmente, onde:
- A coluna verde contabiliza todos os serviços enviados para a produção pelo vendedor.
- A coluna amarela contabiliza serviços criados e autorizados (da coluna amarela para a coluna verde) pelo vendedor.
- A coluna roxa contabiliza serviços criados e autorizados (da coluna amarela para a coluna verde) pelo profissional moveleiro, ou seja, serviços criados remotamente.
Gráfico 5 - No quadrante "Serviços lista de peças vs hellomob vs tirasfull" são dispostas as seguintes informações:
- Coluna azul: informa o número de serviços enviados na modalidade lista de peças (onde o profissional moveleiro ou o vendedor digitam peça por peça) enviados para a produção por mês.
- Coluna verde: informa o número de serviços de Tiras Full enviados para a produção por mês, seja criado pelo vendedor ou pelo profissional moveleiro.
- Coluna roxa: informa o número de serviços enviados para a produção via Hellomob por mês.
- Coluna cinza: informa o número de Serviços com Módulos enviados para a produção por mês.
Gráfico 6 - No quadrante "Consumo de serviços por período" temos que:
- Colunas em azul claro são a quantidade de cortes realizados mensalmente.
- Colunas em roxo são a quantidade de usinagens (furos, rasgos, rebaixos) executados na central mensalmente.
- Colunas em verde são a quantidade de metros de fita de borda aplicados em todos os serviços realizados no período.
- Linha azul informa quantas peças foram produzidas mensalmente.
- Linha amarela informa quantas chapas foram comercializadas via terceirização no período.
Gráfico 7 - No quadrante Peças/Chapa temos a quantidade média de peças presentes em cada chapa processada no mês, basta passar o mouse sobre cada mês para visualizar o número específico. Esta informação é importante, pois demonstra a complexidade dos planos de corte que chegam na produção de sua central.
Gráfico 8 - No quadrante abaixo temos as seguintes informações:
- Colunas azuis: total geral faturado na central, somando materiais e serviços.
- Linha amarela: total faturado em materiais (chapas, fitas e ferragens) na central de serviços.
- Linha laranja: total faturado em serviços (mão de obra de corte, borda, furação e usinagem).
Gráfico 9 - No quadrante abaixo, podemos comparar o total de serviços enviados para a produção no mês com o valor total faturado (somando-se materiais e serviços) pela central. Dividindo o total faturado pelo número de serviços, chegamos ao valor do ticket médio mensal.
Gráfico 10 - No quadrante "Soma e valores por tipo de serviço enviado para a produção", podemos ver o valor financeiro por cada tipo de serviço enviado para a produção, onde:
- A porção verde da coluna representa o valor financeiro em serviços de corte executados.
- A porção azul representa o valor financeiro em serviços de aplicação de fita de borda.
- A porção roxa representa o valor financeiro em serviços de furação e usinagem.
Passando o mouse sobre a coluna desejada, podemos ver os valores separados, como mostra a imagem abaixo.
Gráfico 11 - No quadrante "Extrato de serviços", podemos visualizar todas as informações de serviços que foram enviados para produção através do Cortecloud.
Gráfico 12 -No último quadrante temos a relação de clientes da central, que pode ser baixada e trabalhada em Excel, como demonstra a imagem abaixo. Para baixar as informações de clientes em planilha, clique no ícone de nuvem com seta, em seguida clique em .XLSX.